quarta-feira, setembro 13, 2006

JETHRO TULL



Aqualung (1971)


Jethro Tull

O ano é 1968, auge das revoluções e transformações políticas, sociais, culturais e de costumes. A liberação da mulher, os movimentos hippie e pacifista são apenas alguns exemplos da efervescência daqueles dias. Foi dentro desse cenário revolucionário que surgiu, na Inglaterra, a banda Jethro Tull, sob a liderança do escocês Ian Anderson.
O nome Jethro Tull surgiu quando Ian Anderson estava no escritório do seu empresário e alguém sugeriu o nome, explicando que o tal Jethro Tull havia sido um agricultor e escultor do século XVIII, bastante conhecido em sua época. Anderson gostou e adotou o nome para a banda.
Em fevereiro de 1968, com Mick Abrahans (guitarra-solo), Glenn Cornick (baixo), Clive Bunker (bateria) e Ian Anderson (flauta e vocal) na formação, lançam pela MGM seu primeiro compacto, com apenas duas músicas: “Sunshine Day” e “Aeroplane”. O nome da banda saiu escrito errado na capa: “Jethro Toe”, talvez embarcando na moda de fazer mistério e incentivar factóides, comum na época e que teve como grande exemplo o boato, incentivado até mesmo pelos Beatles, da suposta morte de Paul MacCartney.
O grande impulso na carreira do Jethro Tull veio logo após sua participação no Festival Anual de Jazz e Blues de 68. Em agosto do mesmo ano a banda grava seu primeiro álbum, “This Was”, pela Island Records. Para surpresa dos próprios músicos, o álbum chegou ao primeiro lugar na parada Inglesa e a banda ganhou o disco de ouro.
Com inúmeras modificações em sua formação, mas sempre sob a mística batuta de Ian Anderson, reconhecida como uma das grandes bandas da história do rock progressivo, uma mistura eclética de rock progressivo com influência de jazz, música clássica, folclórica e étnica. O Jethro Tull já lançou mais de 20 álbuns. Atualmente continua gravando e fazendo shows pelo mundo.Aqualung é a versão definitiva da obra-prima do Jethro Tull. A audição desta obra de arte através de faixas memoráveis como ´My God´ e a música-título, confirma, entre outras preciosidades já lançadas a força do rock entre o final da década de sessenta e o início da de setenta. Esta obra de arte está entre meus preferidos e mais marcantes dos muitos títulos que aprecio, não conseguindo ficar muito tempo sem ouvi-lo.

fonte: Rock Online

Ian Anderson: vocais, violão, flautaMartin Barre: guitarraJohn Evan: piano, órgão, mellotronJeffrey Hammond (como "Jeffrey Hammond-Hammond"): baixo, vocaisClive Bunker: bateria, percussão

1. Aqualung

2. Cross-Eyed Mary

3. Cheap Day Return

4. Mother Goose

5. Wond´ Ring Aloud

6. Up To Me

7. My God

8. Hymn 43

9. Slipstream

10. Locomotive Breath

11. Wind Up

12. Lick Your Fingers Clean(bônus)

13. Wind Up(bônus)

14. Excerpts From The Ian Anderson Interview(bônus)

15. Song For Jeffrey(bônus)

16. Fat Man(bônus)

17. Bouree(bônus)

http://rapidshare.de/files/9783868/Jethro_Tull_-_Aqualung.rar.html

Ouvindo: Brain Salad Surgery, Emerson Lake & Palmer

Nenhum comentário: